Vereadora pede mobilização da Prefeitura e Câmara para lutar por SAMU

A Vereadora Maria Leiliana Sales Bezerra Eugênio, encaminhou aos Poderes Legislativo e Executivo Municipal, de Santana de Mangueira (PB), um Ofício solicitando a mobilização de ambos os poderes, no intuito de lutar por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para a população.

Em Carta Aberta, com data de 06 de Abril de 2018, a parlamentar mirim diz:

Santanenses, tenho sempre portado o meu mandato na responsabilidade, na seriedade e principalmente na busca através do trabalho parlamentar de melhorias para o nosso povo. Nesses quinze primeiros meses do meu mandato tenho lutado através de requerimentos e ações e assim contribuindo para diminuir acentuadamente as dificuldades enfrentadas pela nossa população. Porém, a luta não tem sido fácil, pois as limitações do cargo de vereadora e a nossa posição minoritária na Câmara Municipal, muitas vezes limitam nossas ações. Entretanto é necessário continuarmos lutando e enfrentando as dificuldades diárias em busca de dias melhores.

Diante disso, motivada pelo dever e senso coletivo, estou enviando ao senhor Prefeito e a Câmara Municipal, ofício, solicitando a implantação do serviço do SAMU em nossa cidade. No referido ofício deixo claro ao senhor Prefeito e a Câmara, a viabilidade de minha solicitação e que a melhoria no atendimento médico através do SAMU, terá impacto positivo na questão municipal e na vida dos santanenses mais necessitados.

Diante do exposto, passo a descrever o conteúdo do ofício…

O conteúdo do ofício traz o seguinte texto:

Pelo presente quero apresentar a V. Ex.ª às reivindicações da população santanense no que diz respeito à implantação do serviço de atendimento móvel de urgência e emergência SAMU. E para tanto como representante eleita pela população explicito e fundamento minha solicitação:

Como é do conhecimento de V. Exª a polução de Santana de Mangueira há muito tempo clama pela implantação do SAMU aqui em nosso município. Em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, obtive informações importantes que quero apresentá-las, primeiro, que a ambulância totalmente equipada para o serviço é doada pelo Governo Federal, e 50% da despesa mensal deste serviço também é custeada pelo Governo Federal, além disto o Governo Estadual da Paraíba através da Secretaria de Saúde entra com uma contrapartida de 25% restando para o município apenas arcar com 25% do total do montante de despesas com o serviço
Desta feita fica claro que a implantação do SAMU não onerará de forma excessiva o orçamento destinado a Saúde do município.
Como bom cidadão que sei que o senhor é tenho certeza de que sabes a importância deste serviço, pois não se trata apenas de cuidar da saúde de pessoas, mas destaco que se trata de coisa muito mais importante, salvar vidas. Pois muitas pessoas, principalmente aquelas menos favorecidas já perderam suas vidas por não dispormos deste serviço em nosso município e, portanto, não quero e tenho certeza de que V.Exmª também não quer mais mortes acontecendo de forma desnecessária, por que o município não disponibiliza serviço tão essencial à população.
Destarte quero apresentar, mas quero crer que isso já seja de vosso conhecimento, os objetivos do Serviço do SAMU, que são:
Chegar precocemente a vítimas em situação de urgência e emergência;
Evitar que pessoas possam sofrer sequelas por falta de atendimento e até mesmo a morte.
Trata-se de um tratamento pré-hospitalar que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.
Certa de poder contar com uma estreita e profícua relação de parceria com V.Exmª, e no intuito de contribuir para o aperfeiçoamento de vossa gestão, tenho a certeza de que acatará este pleito reivindicatório. Pois ele está calçado na ampla legalidade.

Sem mais para o momento aproveito a oportunidade para renovar protestos de alta estima e elevada consideração.
« Voltar